A TV Pixel comemorou os 50 anos da Biblioteca Central da PUC-Rio criando vídeos inéditos e criativos. Um questionário obrigou a equipe da Divisão de Bibliotecas e Documentação (DBD) a procurar, nas antigas estantes do acervo, os livros mais antigos e raros, os mais belos, os de maior e menor formato. Deu um trabalhão para os funcionários!
Depois do material selecionado, foram registradas essas preciosidades que pouca gente tem acesso. A começar pelo luxuoso livro El ingenioso hidalgo Don Qvixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, do início do século XVII. Depois, o Pensees philosophiques et Morales, de Francis Bacon, o mais antigo, do século XVI. A Bíblia de 1903 – Le livre D’Or de la Revelation Christienne – se destacou da coleção por suas pedras preciosas na capa.
O livro mais pesado de todos na Biblioteca Central foi o Webster’s New International Dictionary of the English Language, com suas 3.214 páginas. O menorzinho de todos foi o Lettere per cura di Gino Valori, de Clemente IV, de 1774, com apenas nove centímetros. O maior encontrado foi o Fac-Símile de Documentos do Senado da Câmara do Rio de Janeiro, existentes no Arquivo Nacional, de 1922, com 66 cm de altura.
Foram levantados os dados estatísticos impressionantes. Na DBD, existem 182.352 títulos, entre livros, periódicos, dissertações e teses. Só de teses digitais, os interessados têm acesso a 15.648 títulos. Estudantes podem consultar mais de 37 mil publicações periódicas nacionais e internacionais.
Diariamente, mais de mil usuários da comunidade PUC e 400 visitantes frequentam os salões e as salas de estudos em grupo, o que torna a Biblioteca um ponto de referência na vida universitária.
Os vídeos da TV Pixel foram incluídos em uma moldura bonita, tentando lembrar as iluminuras dos antigos livros de oração, do século XIX.
Bíblia preciosa
Divisão de bibliotecas
O mais belo livro
E-books
O menor livro
O maior livro
Acervo completo
Obra rara
Ficha técnica:
Pesquisa: Profa. Rose Esquenazi
Animação e criação: Thaiza Nardiello de Mello
Supervisão geral: Profa. Cristina Bravo