TV Pixel
Jardim Bíblico: botânica e a religiosidade
16/12/2015
Thaiza

Você sabia que no Campus da PUC há um jardim com espécies de plantas que aparecem citadas na Bíblia em diferentes momentos históricos? A área localizada ao lado da Igreja do Sagrado Coração de Jesus pode ser frequentada por alunos, professores, funcionários e visitantes. Por estar no meio de um espaço verde, superarborizado, talvez passe despercebido por boa parte dos que circulam por ali, todos os dias.

Mas o lugar merecia atenção especial. Foi pensando nisso que a TV Pixel, do Projeto Comunicar, desenvolveu no ano de 2015 a campanha “Plantas Bíblicas – Visite o jardim temático da PUC-Rio”.

A ideia de tematizar o jardim surgiu do antigo desejo de representar a flora do Campus. Era preciso trazer ao público também o conhecimento de mensagens bíblicas sobre as espécies presentes na universidade.

As animações da TV Pixel trazem versículos do Velho e Novo Testamento. Por exemplo, como a passagem que conta a alegria do povo judeu quando Jesus regressou a Jerusalém após ter ressuscitado Lázaro, irmão de Marta e Maria, em Betânia: “Eles tomaram ramos de palmeiras e saíram ao seu encontro. Clamavam: Hosana! Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que vem, o rei de Israel”. João 12.13.

A tamareira (Phoenix dactylifera), o papiro-do-Egito (Cyperus papyrus), a mirra (Commiphora mirra), a oliveira (Olea europea), a figueira (Ficus carica), o romã (Punica granatum), a espirradeira (Nerium oleander), a canela (Cinnamomum zeylanicum), a cidra (Citrus medica), a mamona (Ricinus communis) e o louro (Laurus nobilis) são espécies que podem ser admiradas no recanto que une a botânica e a religiosidade.

Tamareira

Canela

Cebola

Cidra

Espirradeira

Figueira

Louro

Mamona

Mirra

Oliveira

Papiro do Egito

Romã

Tamareira

Ficha técnica:

Pesquisa: Profa. Rose Esquenazi

Animação e criação: Thaiza Nardiello de Mello

Supervisão geral: Profa. Cristina Bravo